segunda-feira, 24 de maio de 2010

João Sousa é campeão em Valldoreix!


João Sousa alcançou hoje o seu primeiro título da temporada de 2010, ao vencer o IV Future Círculo de Lectores, em Valldoreix, nos arredores de Barcelona.

Na final da competição que se desenrolou no seu palco habitual de treinos, o tenista nacional bateu o russo Ivan Nedelko, por concludentes 6-0 e 6-3, num jogo de sentido único resolvido ao cabo de pouco mais de uma hora.

Como havíamos adiantado ontem, Nedelko é um tenista possante, capaz de bater muito forte na bola com recurso à sua pancada de direita. Até o início deste ano, não tinha qualquer resultado digno de registo e ostentava como melhor ranking a 818ª posição. Em Janeiro último, alcançou as meias-finais de um outro evento Future, em Maiorca, e esta semana foi mesmo mais longe, surpreendendo toda a gente... menos João Sousa.

No dia de hoje, o português revelou toda a sua mestria e foi capaz de contrariar na perfeição o jogo do russo. Susteve o ímpeto de Nedelko, forçando-o a cometer demasiados erros, e soube tirar partido das menores qualidades defensivas do adversário (nas duas rondas anteriores havia enfrentado oponentes muito lutadores), usando a sua fantástica pancada de direita, que hoje esteve particularmente afinada, para disparar sucessivos winners de belo efeito no momento certo.

Também no capítulo do serviço o português se revelou muito eficiente, tendo passado apenas por um momento de apuro, a 4-2, quando enfrentou um break-point, prontamente resolvido com um serviço-rede.

E assim o espectáculo se foi precipitando para um fim glorioso. Quinze jogos e pouco mais de uma hora depois do seu início, João Sousa confirmava o segundo título internacional da carreira sénior, o primeiro no corrente ano de 2010.

No final, o português não escondeu a sua satisfação por esta conquista, mais a mais estando a jogar "em casa", perante um público que hoje muito o acarinhou.

"Não esperava conseguir controlar tão bem o jogo, mas entrei muito bem e depois fui ganhando tranquilidade e as coisas tornaram-se fáceis", revelou o português, que não deixou de endereçar os "parabéns ao Ivan [Nedelko] pelo torneio fantástico que fez, vindo do qualifying".

Nas próximas semanas, João competirá em três Futures nas ilhas Canárias. O primeiro terá lugar em Adeje (Tenerife), iniciando-se já a partir de amanhã. O português defende o estatuto de segundo cabeça-de-série e terá pela frente, na eliminatória inaugural, o belga Frederic de Fays.


retirado de Bola amarela

Sem comentários:

Enviar um comentário